segunda-feira, 12 de março de 2012

NÃO RECOLOQUE OS LIVROS NA ESTANTE


NÃO RECOLOQUE OS LIVROS NA ESTANTE


Aqueles que frequentam bibliotecas, ou que já entraram numa, devem ter visto alguns cartazes em lugares estratégicos dizendo pra não repor os livros na estante. Durante os meus mais de 10 anos de vício em frequentar bibliotecas eu nunca tinha entendido o porquê de tal pedido. Pensava que era simplesmente por que quando os usuários descuidados tentam recolocar os livros na estante eles podem rasgá-los ou amassá-los.
Então, pensando dessa forma, não que antes eu fosse descuidado com os livros, eu sempre procurava recolocar os livros na estante com o maior cuidado possível para não amassá-los ou rasgá-los. Mas, como eu sempre tinha dúvida sobre se esse era o real motivo pelo qual os bibliotecários imploravam para não repor os livros em seus lugares, sempre antes de repor os livros eu olhava ao meu redor para certificar-me de que nenhum do funcionários estava por perto para repreender-me.


Além disso, sempre tentava recolocar o livro no lugar exato, ou o mais próximo possível de onde ele tinha sido tirado, pois depois de algum tempo passei a pensar que esse era o principal motivo pelo qual imploravam para que os livros não fossem repostos pelos usuários.


No entanto, durante todos esses anos eu, na maioria das vezes, quando ia à biblioteca, não ia procurar por algum livro específico, ia simplesmente procurar "algo interessante" para ler. Seguia os cartazes informativos e pronto. Me guiava pelos temas. Por exemplo: LITERATURA FRANCESA 840 A 842, LITERATURA INGLESA 803 A 827, etc. Então, quando queria ler algo de Sartre, procurava as prateleiras que tinham números entre 840 e 842, por exemplo.


Porém, passei a ser mais específico em minhas buscas por "algo interessante pra ler" e comecei a procurar livros específicos. Foi então que comecei a usar os catálogos dos livros das bibliotecas e percebi que havia, além do número da prateleira, uma codificação para cada livro. Por exemplo, o código do livro A idade da razão de Sartre poderia ser 840 S251i. A partir daí, percebi a importância de não recolocar os livros na estante. Um livro trocado de lugar impossibilita que ele seja encontrado. Nem o mais experiente bibliotecário consegue achá-lo, principalmente se prateleira estiver trocada.


Essa semana tentei pegar um livro na biblioteca. Fui ao catálogo, peguei o código, fui à prateleira. Mas, cadê o livro? Fui ver se estava emprestado, não estava. Perguntei ao funcionário, ele também tentou encontrar e nada. Para me deixar ainda mais desesperançado, o funcionário disse:


- Ah, meu filho, esse livro só vai ser encontrado por acaso, "algum dia", quando eu estiver arrumando alguma prateleira, ele estiver lá e eu perceber que ele está no lugar errado.


posted by Prometeu in http://prometeuacorrentado.blogspot.com/2006/10/no-recoloque-os-livros-na-estante.html

Um comentário:

  1. Como biblitoecária, posso dizer que também precisamos dos livros que foram consultados nas prateleiras para estatísticas.
    E realmente só encontramos um livro perdido arrumando ou no inventário anual.

    ResponderExcluir