terça-feira, 8 de novembro de 2011

DICA DE LIVRO


3096 dias - Natascha Kampusch
*História Real

Aos 10 anos Natascha percorria o caminho da sua casa até a escola sozinha pela primeira vez, vivenciando um misto de emoções. Estava chateada por ter discutido com a mãe no dia anterior e, por isso, havia saído de casa sem se despedir. Também estava aterrorizada e insegura com a novidade de decidir que caminho seguir até o colégio e com a possibilidade de assumir tal controle. Mas, apesar de tudo, Natascha tinha certeza de que precisava vencer o medo e dar esse passo para que, no futuro, conseguisse chegar à plena e tão almejada independência. Foi justamente nesse momento de vulnerabilidade e emoção que a garota foi arrastada para uma van branca pelo desconhecido Wolfgang Priklopil que viria a aprisiona-la, durante quase uma década, como uma escrava particular, submetendo-a a torturas físicas e psicológicas até a sua fuga, oito anos depois, durante um breve momento de distração do sequestrador, em 23 de agosto de 2006.


Dividido em 10 capítulos, a autora inicia a narração em um período de sua infância em que foi muito feliz. Fala ainda sobre os problemas familiares despertados pela separação dos pais, seus traumas pessoais, suas dificuldades com a família e, em seguida, aborda o sequestro e o período em que esteve aprisionada. 



Wolfgang Priklopil cometeu suicídio logo após a fuga da jovem. Sua versão nunca será ouvida. Mas Natascha segue lidando com seus fantasmas e assumindo o controle do seu presente e, principalmente, do seu passado. Tenta pôr um fim ao sofrimento que extrapolou os anos de cativeiro e que se expandiu até à exploração midiática do seu caso.
225 páginas que absorvem completamente o leitor do início ao fim. Páginas que nos transportam ao cativeiro no subsolo, completamente afastado e escondido do mundo e que nos expõem ao sofrimento interminável a que a jovem foi submetida durante a adolescência. 225 páginas que provocam e fazem pensar, mas que ainda assim, não são capazes de traduzir com exatidão os 3096 dias infernais vivenciados pela autora. Resta torcer para que a página seja virada.

Lançamento em breve disponível na Biblioteca.





2 comentários: